Teatro Lambe-Lambe representa Brasil no Chile

Companhia baiana de teatro Lambe Lambe representa Brasil em festival no Chile

O Teatro Lambe Lambe Um Espaço para Olhar, da atriz e bonequeira Ismine Lima, vai representar o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Animação de Valparaíso, no Chile. O Festival, criado e organizado pela Fundação Oani de Teatro, vai acontecer de 1 a 9 de abril e  vai reunir artistas de vários países como Brasil, Argentina, Uruguay e Chile com 25 espetáculos das mais variadas técnicas de manipulação. 
A atriz e bonequeira Ismine Lima, uma das criadoras do gênero ao lado da atriz e bonequeira baiana Denise Santos, nos anos 80, vai representar o Brasil com o espetáculo Torce o Rabo e mostra o Pau, uma homenagem ao teatro Mamulengo, realizado dentro da Caixa Lambe Lambe. A atriz ainda vai proferir uma aula-palestra sobre a história desse estilo de teatro minimalista realizado dentro da caixa que nasceu na Bahia e ganhou o mundo.
O que é o Teatro Lambe Lambe

O Teatro Lambe Lambe é um gênero de teatro de bonecos minimalista que surgiu no final da década de 1980 na Bahia. Toda a magia do fotógrafo lambe lambe que percorria as ruas tirando fotos no início do século XX, envolve esse gênero de teatro de bonecos. Feito dentro das antigas caixas de retrato, cobertas por um pano preto, sob o qual o expectador assiste ao espetáculo que se passa em seu interior. Mantendo-se atrás do cenário, o animador veste suas luvas e, através de aberturas laterais na caixa, anima os bonecos ou objetos que contracenam na peça. O olho do espectador, mirando na pequena lente do antigo fotógrafo, do outro lado da caixa, encontra-se com o espetáculo que é feito exclusivamente para ele. O gênero foi o vencedor do prêmio Cultura Viva do ano de 2010.
Veja abaixo mais informações sobre o festival:

https://www.youtube.com/watch?v=VlXoOxIOhtE&feature=youtu.be
http://oaniteatro.com/festival/
http://teatrolambelambe.blogspot.com.br/

Â
ngela Ribeiro - Jornalista



Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.
www.avast.com

Comentários